3 de junho de 2025
Já é um fato que o ciclismo faz parte da vida do niteroiense. Além da cidade manter o recorde de ter a ciclovia mais movimentada do Brasil, com uma média de mais de 140 mil passagens mensalmente no trecho sul da Avenida Marquês de Paraná, o programa NitBike é um sucesso entre a população. Desde a inauguração em julho de 2024, o sistema gratuito de compartilhamento de bicicletas bateu a marca de 1 milhão de viagens realizadas por adultos. Os “nikitinhos” não ficaram para trás: foram mais de 80 mil viagens nas bikes mirins. Oferecido pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Mobilidade e Infraestrutura e da Coordenadoria Niterói de Bicicleta, o projeto conta com 600 bicicletas e 50 estações localizadas nas áreas de maior circulação na cidade. A estimativa é de que mais de 453 mil toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas na atmosfera graças à iniciativa. “Hoje, no Dia Mundial da Bicicleta, é um orgulho ver o quanto Niterói avançou e se consolidou como a cidade da bicicleta. Foi um caminho construído com muito trabalho, enfrentando resistências e contando com o apoio fundamental dos movimentos sociais e ciclo-ativistas, que nos ajudaram a mudar a cultura da mobilidade urbana. Niterói conta com o Bicicletário Arariboia, o mais movimentado do Brasil, e continuamos investindo na ampliação constante da nossa malha cicloviária. Na última semana lançamos o projeto de requalificação da Alameda São Boaventura, que vai conectar a Zona Norte ao Centro com uma ciclovia contínua de três quilômetros. Vamos também ampliar a ciclovia da Avenida Marquês de Paraná, que já é a mais usada do país. O sucesso do NitBike, com mais de 1 milhão de viagens realizadas, mostra que estamos no caminho certo para tornar Niterói a primeira cidade carbono neutro do Brasil até 2050”, declarou o prefeito Rodrigo Neves. Nos últimos 12 anos, Niterói expandiu sua malha cicloviária em mais de 450%, saindo de cinco quilômetros para 86 quilômetros em 2025. Além de implantar novos trechos, a malha cicloviária do município está em processo constante de aprimoramento, baseando-se na experiência dos últimos anos para buscar soluções inovadoras. Além disso, a cidade possui 11 totens com a tecnologia Contabike estrategicamente posicionados por ciclovias de Niterói. Os mecanismos integram um sistema que contabiliza as informações coletadas em tempo integral e abastecem um banco de dados para apoiar a elaboração de políticas públicas voltadas à mobilidade. A ciclovia da Avenida Marquês de Paraná, que liga o Centro de Niterói a Icaraí, ultrapassou em maio a marca de 1,8 milhão de bicicletas que já passaram pelo local desde o início da contagem, em janeiro de 2024. Desde a inauguração, o trecho se tornou o mais movimentado do Brasil, superando a ciclovia da Avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo. O equipamento registra uma média de 5 mil ciclistas por dia de semana e 140.900 por mês. Implementado em julho de 2024, o NitBike já ultrapassou a marca de 115 mil usuários cadastrados e registrou, aproximadamente, um milhão de viagens de adultos e mais 80 mil viagens com as NitBikes mirins. A média de viagens do sistema atualmente é de 6 mil viagens por dia. O programa oferece 568 bicicletas para adultos e 32 para crianças. As 50 estações estão localizadas na região mais movimentada da cidade, no Centro e nos bairros do entorno: São Domingos, Ingá, Icaraí, Boa Viagem, Gragoatá, Centro, Ponta d'Areia, São Lourenço, Santana, Barreto, Engenhoca e Fonseca. O aluguel das bicicletas é feito por meio do aplicativo do programa, que está disponível para IOS e Android. As viagens são gratuitas e limitadas a uma hora, sem limites de quantidade de viagens por dia, desde que respeitado um intervalo de 15 minutos a cada uma hora de viagem. Caso o usuário exceda o limite de uma hora, será aplicada uma tarifa de R$ 8. A grande adesão da população ao programa é fruto de um investimento consistente do Município em promover a cultura da bicicleta. A própria Coordenadoria Niterói de Bicicleta, que já existe há 10 anos, é símbolo do empenho e do envolvimento da população com a vida em duas rodas. Como complemento, a cidade ainda promove outros projetos voltados para o ciclismo local. Em breve, a Prefeitura de Niterói dará início ao projeto de construção de um bicicletário semelhante ao da Praça Arariboia em Charitas, para atender aos usuários do catamarã e ampliar a estrutura cicloviária da cidade.